Bem - Vindos!!!!

"Espero que apreciem este blog, pois busco trazer sempre novidades para quem gosta de inovar!

Serão disponibilizadas ideias de atividades para que haja uma maior interação entre nós educadores.

Se tiverem alguma dúvida, cometário ou sugestão, sintam-se à vontade para fazê-lo".



" Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado." ( autor desconhecido)

domingo, 16 de maio de 2010

Duas Ferramentas Web 2.0 – Funcionamento e uso pedagógico

Wikipédia: é uma experiência colaborativa radical. Uma enciclopédia mundial em que qualquer pessoa pode não só ter seu conteúdo como modificá-lo, acrescentando, retirando, ligando outros documentos, reformatando, corrigindo e traduzindo seus verbetes. A fiscalização do trabalho é feita pelos próprios usuários, que podem atualizá-la com as últimas informações ou apagar informações erradas ou mentirosas que tenham sido incluídas por desinformados ou vândalos.
É claro que ainda não é possível encontrar tudo na Wikipédia, mas podemos ajudar a ampliá-la e melhorá-la, descobrindo um assunto do interesse e desenvolvendo-o lá, também posso disponibilizar alguma produção feita por mim que considero importante para os outros. Pedagogicamente seu uso precisa de orientações, pois os alunos ao utilizá-lo devem ter conhecimentos suficientes sobre o mesmo. Além disso, precisam conhecer outras experiências que mostram uma forma correta de utilização e orientação tornando seu uso quando necessário como uma contribuição a aquilo que desejam.

Messenger: Hoje essa ferramenta é indispensável no dia-a-dia das pessoas, quer estejam trabalhando, quer estejam se comunicando por distração. Vejo e analiso que o mesmo é uma ferramenta que pode contribuir com o processo educacional dentro da escola, como facilitador de comunicação entre alunos, professores e comunidade em geral. Mas não deixando de considerar que as orientações e objetivos do uso do mesmo devem ser bem claros para o professor que será um mediador de todo esse processo de aprendizagem.
O uso de ferramentas da web 2.0 articulados promove aprendizagens mais significativas e reais aos alunos e estes passam a serem os próprios sujeitos na construção de suas aprendizagens, pois vêem como complemento às atividades ora realizadas em sala de aula e seguem planejadas e desenvolvidas a contento.

Um comentário:

  1. Sandra, bom ver nascer esse espaço. Que seja muito bem aproveitado! BJ!

    ResponderExcluir